O principal componente da psicoterapia é a aplicação de técnicas projetadas especificamente para o tratamento de problemas de ajustamento diário ou desequilíbrios psicológicos.
Uma das práticas da psicologia, a psicoterapia visa promover a saúde mental por meio do autoconhecimento, melhorando nossa percepção do mundo externo e interno, o que se manifesta em mudanças comportamentais.
O cuidado e a atenção dispensados à saúde mental da criança são conhecidos como psicoterapia pediátrica. É um espaço potencial de recolha de preocupações , ansiedades e inseguranças , bem como um momento de intervenção conjunta entre os progenitores.
O objetivo é apoiar a criança a expressar suas emoções por meio de atividades lúdicas que permitem que ela expresse sua tensão reprimida, frustração, insegurança, agressividade, medo, confusão e muito mais, ao fazê-lo, redefina eventos traumáticos.
O psicólogo desempenha o papel de facilitador, identificando conflitos e auxiliando na busca de melhores soluções para lidar com eles, além de orientar os pais sobre como lidar com eles.
Psicologia para adolescentes
Fale conosco
Sendo os hormônios e a busca pela própria identidade tão presentes nessa fase do desenvolvimento, a adolescência é marcada por mudanças nem sempre vividas com tranquilidade. Ao usar um sigilo profissional, o adolescente se sente mais à vontade para compartilhar todas as suas preocupações sobre a idade, incluindo questões emocionais e comportamentais.
Por meio de uma imersão no mundo do paciente adolescente, são realizadas sessões com recursos simbólicos como filmes, programas de televisão, jogos, que iniciam a manutenção e ressignificação do conteúdo que precisa ser assistido.
O objetivo do tratamento psicológico para adolescentes é promover um ambiente de confiança para que o paciente possa compartilhar momentos com o profissional a fim de melhorar a qualidade nas interações sociais, a lidar melhor com as emoções, medos, ansiedades, angústias, frustrações e no direcionamento do desenvolvimento da identidade que está em construção durante essa fase.
Psicologia para adultos
Fale conosco
Há momentos na vida em que tomar decisões e criar emoções se torna difícil porque existem inúmeras variáveis que confundem nossos pensamentos, nos colocam em situações de dúvida, ansiedade ou frustração e nos dão a impressão de que nos falta controle ou direção. O objetivo da psicoterapia de adultos é ajudar os pacientes a entender melhor seus sentimentos e reconhecer com mais clareza os fatores que às vezes podem impedi-los de fazer esses tipos de mudanças e decisões.
Estar emocionalmente envolvido pode tornar o conflito ainda mais intenso e doloroso, por isso muitas vezes é necessário trabalhar com um profissional para entender como aquela pessoa está expressando seu desconforto e sofrimento.
Muitas preocupações e problemas podem ser abordados no decorrer da psicoterapia por meio de procedimentos e técnicas psicológicas, permitindo que o paciente se sinta seguro e confiante para enfrentar os desafios e se tornar mais resiliente.
Psicoterapia para casais
Fale conosco
O objetivo dessa terapia colaborativa focada no relacionamento amoroso do casal é melhorar a comunicação, enriquecer comportamentos positivos de relacionamento e desenvolver habilidades de resolução de problemas, entre outras coisas.
Uma avaliação cuidadosa do relacionamento é realizada primeiro por meio de reuniões de grupo e, se necessário, entrevistas individuais. Como resultado, um plano de tratamento é estabelecido.
O principal objetivo é abordar a comunicação do casal e identificar os problemas que estão desafiando seu relacionamento, ao mesmo tempo em que busca novas ações para ajudar cada parceiro a se reencontrar nele.
Psicoterapia para terceira idade
Fale conosco
A terceira idade chega acompanhada uma série de novos desafios, como as dificuldades de mobilidade, doenças da mente e psicológicas.
Casos de transtornos neurocognitivos e psicológicos, como sentimentos, confusão mental, depressão, tristeza, falta de atenção, dificuldades psicomotoras e síndrome do pânico são frequentemente relatados ou diagnosticados nesse grupo de pacientes. Com essas mudanças vêm a alteração de comportamento e humor que podem e são trabalhadas no processo.
O termo "nutricionista" refere -se ao profissional de saúde que atua na área da nutrição, fundamentando seu trabalho em pesquisas científicas que analisam a composição nutricional dos alimentos e as necessidades de cada indivíduo.
A identificação de pacientes em risco nutricional requer uma avaliação criteriosa de seu estado nutricional. É fundamental buscar informações sobre o diagnóstico e as interações clínicas que possam ter afetado o estado nutricional do paciente ou tenham sido suas consequências em sua história clínica.
Lembre-se que boa forma e qualidade de vida não são sinônimos de genética. Por isso, contamos um profissional capacitado para atendimento infantil, reeducação alimentar e nutrição esportiva.
- Avaliação Nutricional com Bioimpedância (IMC, gordura corporal, massa magra)
- Cardápio Personalizado
Essa é a área que estuda como as pessoas constroem o conhecimento e como identificam fatores que possam estar travando a aprendizagem. Assim, a Psicopedagogia torna-se uma alternativa adequada para os problemas que ocorrem na construção do saber.
No processo do conhecimento, a desorganização de um dos aspectos que o formam provoca o que é chamado de distúrbio, transtorno ou apenas dificuldade de aprendizagem. Assim, o Psicopedagogo atua investigando e promovendo possibilidades de mudança nos processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que possam dificultar o dia a dia de crianças, adolescentes e adultos.
A Psicopedagogia objetiva estabelecer uma relação positiva com o aprendizado e uma autonomia na rotina e na escola do indivíduo.
A Psicopedagogia utiliza algumas ferramentas e testes como:
- Anamnese/entrevista com a família (queixa)
- Avaliação dos seguintes aspectos: didático-pedagógico, cognitivo, orgânico, emocionais e social
O Fonoaudiólogo é um profissional responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, do DPAC (distúrbio do processamento auditivo central), da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.
Terapia fonoaudiológica nas áreas de linguagem oral e escrita, voz, motricidade oral e avaliação de linguagem
Quando a terapia fonoaudiológica é realizada com crianças é muito comum envolver o uso de atividades lúdicas, uma vez que a criança aprende brincando e retém mais informações quando estas são apresentadas de forma que elas possam experimentá-las, descobri-las e não apenas conhecê-las e aceitá-las.
Além das melhorias que refletem diretamente na fala das crianças, o tratamento fonoaudiológico conta com uma série de efeitos que facilitam o dia a dia dos pequenos, e continuarão ajudando com o passar dos anos, refletindo até mesmo na vida adulta. A Fonoaudiologia pode proporcionar à criança uma melhor maneira de se comunicar, e isso vem atrelado a inúmeros benefícios ao longo da vida.
Um método que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Tem como vantagem ser não invasivo e não medicamentoso. Possibilita a reorganização do funcionamento cerebral, corrigindo distúrbios, melhorando o desempenho cognitivo, comportamental e emocional.
Dentre algumas das disfunções para as quais o neurofeedback tem sido amplamente indicadas, estão:
• Ansiedade e pânico
• Autismo
• Déficit de Atenção (DDA/DDAH)
• Depressão
• Derrames/quadros isquêmicos (AVC’s)
• Desordens do sono/insônia
• Dores crônicas (incluindo Fibromialgia)
• Enxaqueca
• Epilepsia
• Estresse pós-traumático
• Memória
• TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)
• Traumatismos crânio-encefálicos (TCE’s)
